domingo, 18 de março de 2012

Decoração com Luminárias





Quem frequenta esse blog sabe que eu gosto muito de luminárias, é um assunto recorrente por aqui, volta e meia produzo alguma, pois como já disse : "tudo pode virar luminária"....Eu gosto da iluminação difusa, lateral, aconchegante, diferente , que elas fornecem. Acho que o ambiente fica mais agradável com uma iluminação indireta, do que com aquela iluminação central no teto, como normalmente se usa por aí...Algumas luminárias daqui de casa não foram feitas por mim, foram compradas em lojas convencionais, em brechós ou ganhadas de presente . Adoro todas! Na foto acima, uma que eu ganhei num amigo secreto , há anos atrás. E me ilumina muito bem a minha mesa de trabalho, não vivo sem ela!
Minha Lava-lamp. Adoro ela , me relaxa ficar observando as formas que a cera aquecida vai tomando, naquele looping eterno de sobe e desce. Essa está na sala de tv, tem uma luz amarelada que deixa a sala iluminada de forma suave, sem interferir na imagem da tv...E faz o maior sucesso, todo mundo que vem aqui em casa adora!

Na mesa de cabeceira, uma que eu comprei nesses hipermercados da vida. Ela tem uma lâmpada halógena potente (porém econômica) que muito me ajuda na leitura pré-sono, mas pode ser regulada na intensidade e inclinação do foco, o que é bem prático. Boa , bonita e barata #BBB

Essa pendente, em latão e vidro, tem ares marroquinos, e o melhor de tudo: foi um achado, em um brechózinho de igreja, preço irresistível :R$3,00 (isso mesmo: TRÊS REAIS!). Conselho de amigo? Toda vez que passar em frente a um brechó, perca uns 5 minutinhos e entre,fuçe, pechinche. Vale muuuuito a pena, às vezes. E você de quebra acaba ajudando alguém ou alguma obra assistencial, visto que muitas igrejas, hospitais, fundações, centros kardecistas etc etc tem brechós cuja renda é revertida para quem precisa...Eu sou "brechosista" assumido, adoro! Garimpo muita coisa bacana neles!

Luminárias de papel orientais, na cozinha. A decoração da minha cozinha tem um pézinho no oriente, curto muito a elegância simples e exótica de objetos orientais. Acho até que , sei lá, em outra vida ,vivi naquelas bandas. Arigatô!

Essa é outra, na cozinha. Incrível como um pouco de arame e papel de seda pode virar algo tão legal! Essa é enorme, tem uns 90cm de diâmetro, e na varanda, tenho versões menores dela.

Essa é produção minha: vi uma em uma feira de decoração, achei interessante e resolvi fazer uma pra chamar de minha. Arame, tecido e contas de vidro .

Essa arandela, fiz com esteirinha e argolas de bambú , em formato de meia lua. Deixa a sala de bate papo mais aconchegante e cria efeitos bem legais na parede, com a luz que sai por entre os bambuzinhos.

Outra que fiz com esteira e argolas de bambú, no hall de circulação. Fica acesa durante a noite toda, não sei dormir com a casa totalmente às escuras. Trombar com móveis durante a noite, numa ida ao banheiro ou à cozinha não é legal não....

No hall de circulação, outra que fiz, mas com tubo plástico rígido. Apagada, é um simples tubo branco, mas acesa, revela manchas do próprio plástico branco, acho que resultantes do processo de injeção do material, num efeito meio marmorizado.Pena que a qualidade desta foto deixou a desejar, a luminária é toda marmorizada, bem suave. Lâmpada econômica SEMPRE, consome pouca energia, ilumina bem e poupa um pouco a natureza, o que é sempre bom. E o bacana é que hoje em dia existem , além das comuns com luz branca , lâmpadas deste tipo com iluminação amarelada, simulando as incandescentes que gastam muito mais energia.Mas que tem uma iluminãção mais suave e aconchegante.

Essa eu postei o passo a passo nesta semana. Já virou vedete em casa, todo mundo gostou!

Essa comprei numa loja descolada de decoração ,aqui em São Paulo e que tem filiais em alguns outros estados .Você pode abrir ou fechar mais a esfera, pois ela é feita de lâminas independentes , lembra uma concha, que é outra coisa que eu amo !

Outra que fiz, com estrutura de ferro rústico, papel vazado e recortado, pintada à mão. Em uma época de minha vida, produzi várias , vendia em uma feira de artesanato aqui na minha cidade, aos finais de semana.Não haviam duas iguais, cada uma com um desenho e cores únicos. Aliás, outro dia uma amiga minha me disse que "trombou "com uma destas luminárias em uma sala de espera de um consultório. Identificou porque eu assinava cada uma delas... Estou pensando seriamente em voltar a fabricar mais delas, criar essas luminárias é um trabalho que me relaxa muito ...E ganhar um dindinzinho também não é nada mau, não é mesmo?Pensando em criar uma lojinha virtual, vamos ver o que rola, recebo muitos emails me pedindo peças que exponho aqui no blog, e estou com saudades de "botar a mão na massa"!

Essa foi num home-center por aí, um abajur de cabeceira que foi parar na sala de bate papo. Essa sala tem todas as luminárias com luz amarelada e suave, acho perfeito pra conversas com os amigos queridos que frequentam a minha casa.

E, falando em amigos queridos, essa aqui eu ganhei de aniversário de um casal de amigos meus, a Daisy e o Anderson. Adoro ela, é uma das minhas preferidas, feita com bambú gigante, vazada, com um ideograma oriental, que me lembra uma face e ao mesmo tempo, a letra "F" do meu nome. Alguém aí sabe o que significa esse ideograma?

Essa eu fiz com blocos de vidro e borracha EVA, também com uma carinha oriental. E é isso aí, pessoal , essas são as minhas luminárias, que iluminam minha casa, minha vida....Luz é bom, faz bem e não vivo sem!!


Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário