domingo, 18 de março de 2012

Porta Chaves, Recados, Cartas, Feito com Portas ou Janelas Velhas




E, aproveitando essa onda de ficar postando coisas aqui de casa, vou mostrar um porta-recados que fiz utilizando uma porta veneziana, usada, dessas de armário embutido, quadrada, que originalmente era uma das portas de um maleiro...Porquê eu sou beeem esquecido, se não me organizar, eu me dou mal.E também precisava de um porta chaves, não estava conseguindo achar nada no meu gosto...
É uma idéia que não é minha não, já postei aqui no blog várias versões para este tipo de coisa, mas essa é a minha versão, feita à jato, em alguns minutos de pintura e no dia seguinte, uma horinha bem aproveitada à tarde.Fiz com o que eu tinha aqui em casa, poderia ter feito mais elaborada e tals, mas como estava precisando de algo asssim, para organizar as contas a serem pagas, ficando elas bem visíveis, para não ter risco de esquecer de pagar nenhuma e com isso, ter problemas.Mais para a frente, dou uma incrementada nela: penso em colocar adesivos com kandjis orientais, já que ela está na minha cozinha, que tem lá o seu pezinho no estilo oriental....

Tinha já a porta, na realidade, duas.Fiz essa e vou fazer outra, mais elaborada, para colocar na parede lateral da minha mesa de escritório, também para organizar papelada que vai acumulando...



Pedi pro Sr. José, um senhor aposentado que faz pequenos serviços aqui em casa (pintura, reparos,cortar a grama,...) pintar para mim com esmalte sintético à base de água, marrrom escuro, que eu tinha sobrando aqui em casa. Como andei tendo problemas pulmonares (tive uma pneumonia que me internou por uns das), estou evitando mexer com cheiros fortes, no caso, tinta.A tinta é de fabricação de minha família, olha embaixo da mesa, um balde de tinta branca nossa, a JDS.





Ficou assim: basiquinha, marronzinha, combinado com a madeira escura dos móveis da cozinha.



Aí, no avesso, peguei dois ganchos próprios para se pendurar quadros....



E , usando a emenda das peças de madeira que compõem a veneziana como alinhamento, preguei com os preguinhos que vem junto dos ganchos.





Pronto! Ganchos presos! aí peguei um pedaço de vinil texturizado ,sobras de um trabalho feito...



...E grampeeei com grampeador de pressão, após medir com uma folga de uns 2cm ,em toda a volta das ripas da veneziana , prendendo o vinil e fechando essas ripas.




Aí peguei as contas mais comuns que vem todo mês (luz, água, telefone, tv digital , etc) e marquei nas laterais , para saber quantas ripas seriam necessárias para se criar bolsos para elas, deixando sempre um pedaço da conta pra fora desse bolso...



Assim. procurei deixar um último bolso mais raso, para se colocar cartões de visitas, chaves e impressos menores.





Aí, em cada ripa marcada para ser o fundo do bolso, grampeei bem, com vários grampos pouco espaçados, no comprimento da ripa, para ficar bem firme...



Como a madeira era meio dura (cerejeira PURA, raridade hoje em dia), tive que dar uma marteladinha nos grampos, de leve, para eles entrarem na madeira até o fim.



As fotos ficaram com uma qualidade meia boca, acho que por causa do reflexo do flash no vinil texturizado, mas acredite: tem muito grampo aí em cada ripa que é fundo de bolso...



Pronto: ficou assim! Simplona né? Mas vou dar uma incrementada nela , prometo.E aí faço uma atualização desse post, para vocês verem!!!



Aqui, ela cumprindo sua missão: contas a pagar, correspondências, cartões postais e de visitas , chaves,lembretes...




Como eu não tinha nenhum gancho bacana para aparafusar na parte de baixo da peça (o ideal seriam uns cromados, com formato diferente, vou atrás disso e depois posto na atualização...) , por enquanto uso a própria chave encaixada no espaço entre as ripas para pendurar.E sabe que até ficou prático? Eu gostei!!!




Fotos: eu de novo!


Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário