domingo, 18 de março de 2012

Decore seu Jardim - Vasos para Jardins e Idais para Decorações




Na entrada de casa, duas treliças de bambú que achei na rua: uma com uma parreira, outra com Jasmim-estrela (que perfuma tudo por ali quando está florido) e no meio, um bambú mossó...


No jardim da frente, bambús, bonsai, vasos e mais vasos, um jardim feito deles! A parede do muro sendo invadida por trepadeira Unha-de-gato. E o Sonny adora esse pedaço!


Jardim dos fundos : grama (que nessa foto precisava ser podada, podo de 15 em 15 dias), minha jaboticabeira que não me deixa na mão, e ao fundo, meu fogareiro para acender fogueiras com os amigos, tocos de madeira para sentar, helicônias e folhagens diversas.O que falta nos dois jardins?Piso... Mas nisso eu vou dar jeito logo, por enquanto fica o cimento queimado e pintado mesmo.






E eu adoro plantas, acho que uma casa sem elas fica sem vida, acho que nesses dias de hoje, onde tudo é cimento, concreto,coberto,trancado, um pouco de verde dentro de casa só faz bem... Eu mesmo, em casa, tenho a sorte de poder ter 2 jardins: um na frente de casa, com uma pegada mais oriental, onde planto bambús mossó em vasos grandes e floreiras, e cultivo bonsais (cheguei a ter uns 40 bonsai em casa, hoje em dia tenho só uns 20, a metade-a outra metade fui dando embora, morreu por falta de cuidados adequados nos períodos em que fiquei internado em hospitais...) e outro jardim nos fundos, mais "tropical", onde tenho gramados, pé de limão tahiti, jaboticabeira (que me dá frutas quase o ano todo, docinhas, uma delícia!), folhas ornamentais,, espadas de São Jorge,Costelas de Adão, Chifres de veado,orquídeas, bromélias e helicônias. Dá trabalho? Dá. Um pouquinho. Mas é um trabalho relaxante, no qual eu me abstraio do mundo e da correria, onde eu me ponho em contato com a natureza,com a criação, com Deus....Então eu acho que todo mundo deveria ter um pouco de verde dentro de casa, não importa se você mora em uma casa, com ou sem quintal, ou em um apartamento, com ou sem varanda.Basta um vasinho, uma latinha produzida por você, para dar mais vida á aquele ambiente, aquele cantinho morto. Aqui vão algumas idéias legais que andei vendo pela net, fáceis de executar. Então não tem desculpa: mãos à terra!!!!Que tal aproveitar o fim de semana e colocar um verdinho aí na sua casa?


Um lustre-candelabro antigo ,com os copinhos díspares, transformado em suporte suspenso para plantinhas...



Nessa outra varanda, uma bandeja foi suspensa com correntes próprias para pendurar plantas sobre a mesa, e nela,plantas que vão crescer e se projetar para fora dela, descendo em direção á mesa.Eu colocaria ali no meio uns porta velas, para criar um "clima" á noite....


Num corredor lateral, sob uma janela, duas cadeiras e uma mesa antiguinhas de jardim, emolduradas por vários vasos pintados da mesma cor que a janela, criam esse clima bucólico e romântico...Delícia tomar um café da manhã ali ou um chá da tarde hem?Ou até um jantarzinho à dois!


Um suporte de madeira, fácil de executar, como uma escada, apoiado na parede, com os vasos.Para deixar a madeira exposta assim, existem produtos específicos para protegê-la. Note que os vasos são baldinhos comuns, da mesma cor e tamanho.


Outra idéia: prateleiras de madeira, que não ocupam espaço e podem ficar em qualquer canto. Suculentas nos vasos e provavelmente plantado num vaso no chão, jasmim-estrela. Jasmim é bacana porquê quando está bem florido, espalha um perfume suave por todo o ambiente...


Uma horta, que ocupa espaço mínimo, feita com madeira também.Que tal cultivar seus próprios temperos?


Feita em madeira, bancada que além de expor as plantas, serve de base para trabalhar os vasos.
Uma madeira boa para essas idéias que misturam terra,plantas e exposição ao tempo? Teca, por exemplo. Onde comprar? Google aí rsr


Uma simples latinha, de conservas, com uma pinturinha e suspensa por cordinhas já faz uma presença!Note o capricho nas pontas das cordinhas, com penduricalhos. O capricho faz a diferença!


Sabe aquelas conchas de armazém, feitas de zinco? Um grupo delas virou horta nessa janela e além de bonito, o conjunto ficou prático e decorativo!





Flores de bulbos, cada uma num recipiente diferente (junco,cerâmica,lata pintada ) sobre uma pequena mesinha mudam qualquer cantinho!


E garrafões plásticos, pintados de forma beeem criativa, viram vasos suspensos bem decorativos!


Você quase nem presta atenção nas plantas, por conta do efeito deles!!!




Fotos: lá em casa, Apartment Therapy, Casa Cláudia, ReNest, Better Homes and Gardens


Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário