domingo, 18 de março de 2012

Decoração feita com Bambú - Bambú Mosso reloaded







Conhece Bambú Mosso? É uma espécie de bambú ornamental ( E qual não é né?Adoro bambú, de qualquer tipo, acho lindo, uma planta bonita sempre, que requer poucos ou nenhum cuidado, que pode ser até comestível- hmmmm broto de bambú é uma delícia! e olha só: plantado diretamente no chão, pode chegar até os 20 metros de altura , conforme diz esse site,acessa lá, tem bastante informações para quem, como eu, não vive sem plantas em casa!) e eu tenho vários em casa.Lá tenho um jardim na frente, com inspiração oriental, onde coloco meus bonsais e meus bambús, comuns ou mosso, em vasos grandes ou floreiras, diretamente no solo. Do bambú mosso eu tinha 4 : Dois estão lá até hoje, lindos, em vasos, um que morreu, depois brotou em um mooonte de mudas, que foram transferidas para uma floreira (assim se desenvolvem e todas vão virar vaso, são 16 no total) e um que era lindo, foi modelado no crescimento para ficar meio que na horizontal, como se o vento e a natureza tivessem modelado a planta assim. Adoro meus bambús porquê além de muito bonitos e ornamentais, custaram CARO. Um bambu desses, numa loja de paisagismo, não sai por menos do que R$150,00. Esse que morreu e decidi dar um trato , paguei R$210,00 há dois anos e meio. Loucuras que a gente faz quando tá empolgado com a reforma da casa...






Procurei uma foto dele e não achei, por isso achei esssa na net e quando eu for montar um post sobre o jardim lá da frente (tenho outro nos fundos de casa, mas com inspiração mais tropical/mata atlântica) , até lá encontro uma foto dele, pois tenho um mooonte de cds backup de fotos, preciso procurar com calma, pois tenho certeza que tenho fotos desse bambú mosso que é tema desse post de hoje ). Esse da foto da net é bem parecido com o meu, só que menos inclinado.Para tornar a planta inclinada ou modelada, se faz uma amarração com arame grosso , e depois se modela através do arame a forma que você deseja dar a planta.Aí é só deixar o arame envolvendo-a e fazendo o seu trabalho, enquanto ela cresce e endurece o caule.Um belo dia, com a planta modelada, você retira o arame e ela não sai mais daquela posição... Ou seja, um processo demorado , que pode levar anos, por isso o custo elevado da planta. As minhas mudas começo a modelar em breve, futuramente quero uma floresta de bambús plantados em vasos nesse jardim, para ter bastante sombra e poder dormir ouvindo o farfalhar das folhas, com qualquer brisa...O barulhimho é muitooo relaxante...


Aqui está o meu, mortinho da Silva , só no "esqueleto" e toco de raízes, esperando uma segunda vida. Porquê morreu? Não sei ,precisava descobrir para não ter chances de acontecer o mesmo com os meus outros, que custaram caro e estão lindos!


Descolei uma barrica de papelão, dessas com capacidade para 50 kg, alta, com mais ou menos uns 65 cm de altura e uns 35 cm de diâmetro e ela foi trabalhada com massa de texura para paredes, mas poderia ser feita também com massa corrida. Optei por textura, pois é muito mais resistente.



Depois de ter aplicado a massa com mão mesmo (literalmente "com a mão na massa"), esperamos secar (um dia) e demos uma mão generosa de gel glaze para paredes e texturas, na cor chocolate. Depois de seco o trabalho, demos uma lixada com lixa média, para dar uma "machucada" na pintura do gel e dar uma cara envelhecida, desbotada...tà tudo no plural porquê essa fase foi feita por funcionários lá da firma, pois devido aos problemas pelos quais passei me impedem de mexer com materiais de cheiro forte. E geralmente textura, gel tintas TEM cheiro forte... Obrigado pessoal!!!


A tampa, que era de fibra, envolta na moldura de papelão, foi retirada com martelo, deixando só a moldura mesmo.



Essa tampa que retirei, foi usada lá dentro depois, para separar o recheio da barrica, e o torrão da planta, assim economizei MUITO em gesso. Já pensou preencher essa barrica todinha de gessso? Fora o peso, né?



Foi passado gel puro dentro da barrica, pois ele impermeabiliza a peça por dentro, já que é feito com resina.Quer conhecer mais sobre gel, texturas e materiais do tipo? Entra lá no site da minha família, pois fabricamos estes produtos e outros mais, como tintas, texturas rústicas e lisas, imitação de mármore,e também ferramentas profissionais para aplicação desses produtos.A nossa firma se chama JDS REVESTIMENTOS


Juro que não é merchand, ok? Mas é que a firma é dos meus pais e eles me ajudam tanto....Nem sabem que linkei o site da firma aqui rsr entra lá e dá uma fuçada!! estou meio aposentado, mas a firma continua firme e forte, fabricando mooitoo!


Peguei blocos de concreto, desses beeem comuns, que estavam quebrados, jogados numa calçada aqui perto, bem resto de obra mesmo, acabei de moer no martelo e preenchi a barrica até uma altura suficiente para acomodar o torrão de terra seca do bambú e ainda sobrar uns 5cm de distância da borda.Esse torrão e o gesso que o envolve e o prende é separado do bloco moído por aquela tampa de fibra que retirei com martelo da barrica. E o espaço entre o gesso e a borda, preenchi com pedrisco.


Aqui o gesso sendo colocado, quase no final. Forre beeem o local de trabalho porquê gesso faz uma sujeirinha considerável, viu?



Pronto! Bambú quase que completamente instalado no vaso! faltam só os pedriscos...


O local que eu escolhi para por o vaso foi a lateral entre um sofá de bambú, e mesa e poltrona do mesmo material, na sala social , dos fundos, onde rolam os bate papos com os amigos, as festinhas.....Como a planta ia ficar por cima do sofá, tipo um telhadinho, tinha que ter uma altura boa (a boca do vaso está a 1,00 mt do piso, o baú está a 40 cm e o início dos ramos, a 1,60 de distância do chão) e por isso, usei um baú de madeira, desses que a gente ganha no natal, contendo cesta de natal.




O baú , entre o sofá e a mesinha e a poltrona...


O vaso instalado em cima do baú, o qual já veio envernizado nesse tom e não precisei fazer nada nele.



Ficou desse jeito! A dúvida era: deixar o bambú assim, na cor original, pintar com spray branco ou preto e dar uma cara de escultura á planta seca ou comprar ali na região da rua 25 de março, em lojas especializadas, pacotes de folhas de bambú artificiais, colando uma a uma (que trabalheiraaa!) criando uma coisa mista: uma planta natural e seca, com folhas artificiais, criando assim, uma espécie de "frankstein" vegetal , misturando o seco e morto com o artificial, simulando vida. Ia ficar interessante, maaas por outro lado, talvez desse uma escurecida na sala. Apesar da sala sem bem ampla, iluminada por uma janela balcão enorme numa parede lateral e uma janela comum, na parede em frente.E tem aquela idéia dos tsurus (publicada semana passada aqui), que é bem bacana e ia criar O efeito.Mas tem o mesmo problema das folhas artificiais : escurecer o ambiente.E a trabalheira rsrsr.E a poeira né? Ficaria mais difíl da se limpar, eliminar o pó.... Fiquei com dó da minha faxineira, tadinha rrssrsr Já me sugeriram deixar assim no natural e pendurar bolas de natal , em dezembro. Maas nesse quesito de natal sou careta e tradicional: árvore de natal TEM que ser pinheiro mesmo.E acreditem: não tenho o hábito de montar árvore de natal aqui em casa, não sei se porquê moro só ou por trauma de enfeites de natal, de TANTA vitrine de natal que já produzi na vida...No natal, em casa, no máximo uma guirlandazinha diferente na entrada da casa e olhe lá rsrs...


Amei o resultado!! Obs.: a tela de garrafas se chama "balada" e é de mnha autoria, assim como a luminária sobre a mesa.Aceitamos encomendas, fazemos qualquer negóziu! rsrsrsr

E clique nas fotos, pra vê-las ampliadas, ok?




Fotos : euzinho quem fez.



Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário